"Compromisso com o cidadão"

Informações Turísticas
 
O Museu Padre Daniel Cargnin
O Museu Padre Daniel Cargnin esta localizado na Rua do Comércio, 825, na cidade de Mata, Rio Grande do Sul, Brasil. Recebeu este nome em homenagem ao Paleontólogo Daniel Cargnin, que coletou mais de 80 por cento dos fósseis da região de Mata. É um museu do Geoparque da Paleorrota. Com um acervo de 2.500 peças fósseis vegetais e animais. Na região é um centro de informações e orientações sobre o geoparque da paleorrota. Próximo há o Jardim Paleobotânico, Situado na Rua do Sertão, 67, com área de 36.000m², com fósseis de madeira petrificada, serve de campo de estudos e turismo. Em anexo fica a casa de cultura que abriga uma máquina ...
Leia mais
HISTÓRICO LEGISLATIVO MATENSE
 
DATA DE CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO:
O Município de Mata (RS), através da Lei Estadual nº 4.836, de 02/Dezembro/1964, Publicada no Diário Oficial do Estado em 04/12/1964, sob o nº 119, foi criado, portanto, em 04 de Dezembro de 1964.

LEI ESTADUAL N º 4.836, DE 2 DE DEZEMBRO DE 1964.

CRIA O MUNICÍPIO DE MATA.

ILDO MENEGHETTI, Governador do Estado do Rio Grande do Sul:
Faço saber, em cumprimento ao disposto nos artigos 87, inciso II e 88, inciso I, da Constituição do Estado, que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono e promulgo a Lei seguinte:
Art. 1º - É criado o novo Município de Mata, com Sede na localidade do mesmo nome, constituido dos atuais Distritos de Mata, Clara e de parte do de Demétrio Ribeiro, todos pertencentes a General Vargas.
Art. 2º - A área do novo Município é assim delimitada:
Ao Norte - começa no entrocamento da estrada que vem de Mata, com a estrada de São Xavier; continua por esta estrada até sua intersecção com a linha seca e reta que liga as nascentes dos Arroios Guaçatunga (ex-Pessegueiro) e Igaretá (ex-Canoas);
Ao Leste - começa na intersecção da linha seca e reta que liga as nascentes dos Arroios Guaçatunga e Igaretá com a estrada de São Xavier, segue por aquela linha até a nascente do Arroio Igaretá, pelo qual desce, até confluir com o Rio Toropí;
Ao Sul - começa na confluência do Arroio Igaretá com o Rio Toropí, pelo qual desce, até confluir com o Arroio Taquarichim;
Ao Oeste - começa na confluência do Rio Toropí com o Arroio Taquarichin, subindo por este até confluir com o Arroi do Panta, pelo qual segue, águas acima, até a confluência de suas nascentes, de onde, por linha seca e reta, de menor distância, alcança o leito da Ferrovia Mata-Demétrio Ribeiro; daí, ainda por lina seca e reta, alcança a nascente sul do Arroio Santo Antônio, por cujas águas segue até encontrar a mesma via férrea, e segue pela via férrea em Direção a Demétrio Ribeiro, até seu cruzamento com a estrada que vem de Mata, segue por esta estrada até seu entroncamento com a de São Xavier.
Art. 3º - A Câmara Municipal, para o primeiro período legislativo, será constituida de sete membros, que terão concluídos seus mandatos a 31 de Dezembro de 1967.
Art. 4º - Os mandatos do primeiro Prefeito e Vice-Prefeito extinguir-se-ão em 31 de Dezembro de 1967.
Art. 5º - Revogam-se as disposições em contrário.
Art. 6º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua Publicação.

PALÁCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 2 de dezembro de 1964.

ILDO MENEGHETTI
Governador do Estado
Paulo Brossard de Souza Pinto
Secretário do Interior e Justiça
Ruy Cirne Lima
Secretário da Fazenda
Synval Guazzelli
Secretário das Obras Públicas
Adolfo Antônio Fetter
Secretário da Agricultura
Ariosto Jaeger
Secretário da Educação e Cultura
Octávio Omar Cardoso
Secretário da Administração. Subst.
Léo Etchegoyen
Secretário da Segurança Pública
Octávio Omar Cardoso
Secretário da Economia
Arnaldo da Costa Prieto
Secretário do Trabalho e Habitação
Hélio Helbert dos Santos
Secretário da Saúde
Tertuliano Bofill
Secretário dos Transportes
Bernardo Geisel
Secretário de Energia e Comunicações


DATA DA INSTALAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRAVIA:
Em homenagem a Santo Antônio, Padroeiro do Município, a Instalação Político-Administrativo ocorreu no ano seguinte, na data de 13 de junho de 1965.

O Poder Legislativo, é exercido pela Câmara de Vereadores, a Câmara Compõem-se de Vereadores eleitos de quatro em quatro anos, simultaneamente com o Perfeito e Vice-Prefeito, pelo sistema de representação proporcional e sufrágio universal e direto dos eleitores do Município. A realização da eleição para a renovação da Câmara de Vereadores se fará nas datas determinadas pela Lei Eleitoral. É fixado em 09 (nove) o número de vereadores, de acordo com o artigo 151º da Constituição Estadual.


Relação Completa dos Adiministradores do Município
 

Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Vereadores - Mata (RS)
Desenvolvido por FP2 Tecnologia